Ir para o conteúdo principal

Olá, somos o Profesp!

Damos as boas-vindas a vocês, profissionais da saúde que atuam em emergências em saúde pública (ESP), interessados em participar ou já participantes dos cursos que compõem o Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública. Nossa missão é desenvolver profissionais comprometidos em fornecer um serviço de excelência nas três esferas do Sistema Único de Saúde, valorizando sustentabilidade, efetividade, inovação, comprometimento e qualidade.

Nossas iniciativas estão alinhadas com os objetivos da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, visando à valorização da importância de se compartilhar e atualizar conceitos, metodologias e as melhores práticas para fortalecer e ampliar as ações de preparação, vigilância e resposta para quem trabalha direta e indiretamente em todas as etapas do manejo de uma ESP.

Apresentamos um sistema de treinamento virtual, composto por serviços que promovem acesso à informação, oferecendo ferramentas e recursos para a entrega e gestão do material educacional. Utilizamos a educação a distância (EaD) como processo educativo, envolvendo diferentes meios de comunicação, superando limites de tempo e espaço. Na EaD, a aprendizagem é ativa e investigativa, com forte ênfase na discussão e construção do conhecimento em grupos.

Ao promover a capacitação e aprimoramento de profissionais, o Profesp contribui para que o conhecimento no campo das ESP esteja disponível a um número crescente de pessoas. Com cerca de 80 conteudistas, que combinam excelência acadêmica e experiência prática, o Profesp proporciona interação constante entre as demandas profissionais e as da sociedade, incorporando conhecimentos gerados em pesquisas, estudos, workshops e palestras.

Sobre os cursos

Os cursos que vocês estão iniciando integram teoria e prática com base em evidências, aliando-se às melhores práticas de processos de aprendizagem direcionadas à atuação profissional. Dividem-se em duas categorias: percurso formativo e formação complementar. Os cursos de formação complementar podem auxiliar em funções específicas, potencializando as habilidades adquiridas nos níveis do Programa. No processo formativo, o Profesp disponibiliza cursos em três níveis de complexidade: bronze, prata e ouro.

Para cada conclusão de nível de complexidade, definimos um atributo de premiação. Essa forma de certificação é um estímulo para que vocês, cursistas, percorram todas as etapas de capacitação, atingindo um nível de especialização alto e complexo em emergências em saúde pública. Bronze é destinado à conclusão de todos os cursos de nível básico; prata, aos concluintes de todos os cursos de nível intermediário; e ouro, como certificação final para os cursistas que concluírem todos os cursos avançados.

O nível bronze, primeiro disponibilizado aos cursistas, oferece cursos básicos de capacitação para preparação, vigilância, resposta e gestão de uma ESP. Os cursos abordam diversos temas de forma abrangente, muitas vezes tratando de assuntos similares, mas com enfoques diferentes. O nível prata apresenta cursos de maior complexidade e duração, exigindo mais esforço e dedicação dos cursistas além dos conhecimentos adquiridos no nível bronze. Por fim, o nível ouro oferta cursos que demandam conhecimentos acumulados ao longo dos outros níveis para contextualizar problemas e situações, sendo de alta complexidade e mais específicos de determinadas áreas.

Nível Bronze Curso básico da Rede CIEVS (CBCIEVS)
Curso básico de vigilância epidemiológica hispitalar no âmbito da Renaveh (CBVEH)
Curso básico de vigilância em saúde dos riscos associados a desastres (CBVD)
Curso básico de preparação e resposta às emergências em saúde pública (CBPR)
Curso básico de diversidade e inclusão para emergências em saúde pública (CBDIV)
Nível Prata R de trás para frente
Emergências biológicas
Comunicação de risco para emergências em saúde pública
Nível Ouro Emergências complexas
Visualização de dados no âmbito das emergências em saúde pública (ESPViz)

Bons estudos

A proposta que trazemos é valorizar seus saberes prévios e inseri-los como sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, favorecendo uma postura crítico-reflexiva durante os cursos. Aqui, terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos desde cursos básicos até a formação em emergências complexas, aprimorando o conhecimento na dinâmica de gestão, incluindo prevenção, preparação, reabilitação, mitigação, resposta e reconstrução em situações de ESP.

Temos certeza de que, ao fim do curso, estarão plenamente capacitad@s para atuar na preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública nas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde, nosso querido SUS. Bons estudos! Muito obrigad@.

Quer saber mais sobre o Profesp? Clique aqui e acesse nosso portfólio!

Quem somos

Taynná Vernalha

Taynná Vernalha

Tenho pós-doc em Ciências da Saúde pela UFAM-Capes, sou doutora em Biotecnologia pela FPP-Capes, mestre em Engenharia Biomédica pela UTFPR, especialista em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS pela Fiocruz e graduada em Radiologia pela UTFPR. Possuo conhecimento técnico-científico em sistemas digitais. Tenho vasta experiência em gestão de pessoas, programas de formação profissional, educação a distância e sistemas de gestão de aprendizagem, atuando como coordenadora do Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública, do Departamento de Emergências em Saúde Pública, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde.

Paola Freitas

Paola Freitas

Sou formada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília e pós graduanda em Design Digital (MFA - Master of Fine Arts) no Instituto INFNET - Faculdade de Tecnologia, Engenharia, Computação, Software, Sistemas e Marketing Digital (RJ). Sou apaixonada por comunicação e divulgação científica, atuando em ONGs e projetos de extensão universitária voltados a comunidades tradicionais. Trabalho no Ministério da Saúde no Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP) na produção de programas de formação na área de preparação, atuo desde a edição de vídeos e manutenção da plataforma Moodle a desenvolvimento de metodologias pedagógicas em conjunto com tecnologia.

Paula Moura

Paula Moura

Sou formada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, Especialista em Métodos inovadores de ensino, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão e Planejamento Educacional; Formação de Professores; no Desenvolvimento de currículos na área de saúde; Projetos Pedagógicos; Implantação e implementação de Projetos Educacionais voltados para Metodologias Ativas e Práticas de Ensino em Saúde. Minha área de pesquisa e atuação é a formação pedagógica de profissionais de saúde. Atualmente desenvolvo o eixo didático-pedagógico do Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública, do Departamento de Emergências de Saúde Pública, da Secretaria de Vigilância em Saúde, no Ministério da Saúde.

Vinicius Chozo

Vinicius Chozo

Sou formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Brasília e trabalho com design e direção de arte desde 2011. Tenho experiência em editora de livros e revistas, agências de publicidade, empresas de tecnologia e governo. Atualmente trabalho na Câmara dos Deputados na criação de campanhas publicitárias e na divulgação de eventos, seminários e programas da Casa. E, no Ministério da Saúde, sou responsável pela elaboração de identidades visuais de cursos do Profesp, produção de infográficos e figuras, e diagramação de apostilas, manuais e slides de aulas. Também fui responsável pelo projeto gráfico e diagramação dos Atlas do Câncer relacionado ao trabalho (2018 e 2021) e apostilas do EpiSUS.

danniely

Danielly Schelle

Sou profissional de Letras - Português, graduada pela Universidade de Brasília e Especialista em Revisão Prática de Textos, pela Faculdade Unyleya. Atuo há 8 anos na área de revisão textual de trabalhos acadêmicos e trabalhei por 5 anos no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Possuo diploma de cursos avançados em inglês e espanhol, além de diploma para língua francesa pelo Centro Interescolar de Línguas (CIL) de Brasília. Fiz o programa de intercâmbio para a George Washington University, EUA, em 2014. Atuo no DEMSP como Analista de Conformidade desde agosto de 2022, exercendo trabalhos de Revisão Textual, Tradução e elaboração de Versões para o Espanhol e o Inglês, tanto de cursos on-line, e-mails para cursistas e apresentações quanto de documentos técnicos.

Joelma

Joelma Castro

Sou nutricionista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1997) e mestre em Saúde Coletiva (área de concentração em Epidemiologia) pelo Instituto de Medicina Social/UERJ (2001). Fui servidora da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro de 2002 a 2021. Durante esse período, atuei na Vigilância Sanitária por 5 anos, na Vigilância em Saúde por 4 anos e, na Assessoria Técnica da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, por 7 anos. No Profesp, trabalho em diversas frentes, como produção de conteúdo para os cursos e suporte administrativo para organização de oficinas presenciais.

Leonora Moreira

Leonora Moreira

Sou uma profissional com mais de 10 anos de experiência na área de biotecnologia: possuo graduação em Ciências Biológicas (2005), mestrado em Patologia Molecular (2007). Tenho grande habilidade em pesquisa e desenvolvimento (P&D), purificação e caracterização de proteínas, produção de enzimas e biologia molecular. Sou especialista em Enzimologia e Doutora em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília. Além disso, sou uma profissional de educação experiente. Atualmente, trabalho com o suporte e acompanhamento dos cursistas da plataforma Profesp, realizando monitoramento de acessos e do funcionamento do site. Pesquisas desafiadoras me motivam.

Isabella Miquilin

Isabella Miquilin

Sou graduada em Enfermagem e Licenciatura pela UFF, cursei residência em Enfermagem do Trabalho na UERJ, e Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, na área de concentração epidemiologia, pela UNICAMP. Atuo há mais de 10 anos como Sanitarista, com experiência no campo das desigualdades sociais em saúde e trabalho, vigilâncias em saúde ambiental e do trabalhador. No Ministério da Saúde, fui tecnologista na Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador e consultora técnica do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública (SVS/MS), atuando na elaboração de boletins epidemiológicos, manuais, protocolos, livros e análise de dados em saúde. Atualmente, faço parte da equipe técnica do Profesp, do Departamento de Emergências em Saúde Pública (SVSA/MS).

Carolina Musso

Carolina Musso

Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2008) e Doutorado em Ecologia pela Universidade de Aveiro-Portugal. Atualmente trabalho na Diretoria de Vigilância Epidemiológica junto ao CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) do DF, atuo como consultora junto ao CIEVS Nacional no Ministério da Saúde e sou Pesquisadora Colaboradora junto a Sala de Situação da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB. Especializei-me, nos últimos anos, como cientista de dados. Tenho interesse em qualquer assunto que exija análise e visualização de dados, especialmente usando R.

Caroline Martins

Caroline Martins

Sou odontóloga especialista em saúde da família pela Ensp/Fiocruz. Além disso, sou mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília e Especialista em Gestão da Atenção Básica também pela Ensp/Fiocruz. Sou uma servidora cedida da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais. Atuei em cargos de assessoramento, chefia e direção do Ministério da Saúde desde o ano de 2014, com destaque para o ano de 2019, quando fui diretora de programas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde e Secretária Adjunta.

Angela Branco

Angela Branco

Meu nome é Angela Branco Moreno, em 2010 fundei a empresa Café EAD Soluções e-Learning com intuito de oferecer serviços de plataformas educacionais Moodle para empresas e instituições de ensino. Durante esses 11 anos venho aplicando todo tipo de tecnologia voltada para a melhoria da educação à distância.